Leptospirose

A Leptospirose (ou popularmente, ‘doença do xixi do rato’) é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria chamada Leptospira interrogans, transmitida pela urina de ratos por ela contaminados.

Geralmente, os animais contraem a doença após contato com algum roedor contaminado pela bactéria. Entretanto, podem ocorrer surtos de Leptospirose em épocas de enchentes, quando a bactéria penetra no organismo através de pequenos ferimentos ou pelas mucosas (boca, olhos ou nariz) o que causa insuficiência renal e hepática.

Podendo atingir animais de qualquer raça, idade ou sexo, a doença causa maiores prejuízos aos cães que aos gatos, pois os primeiros são mais sensíveis a ela. A bactéria atinge os rins e o fígado do animal, o que altera a função hepática.

Uma vez contaminado pela doença, o animal passa a apresentar vômitos, perda de apetite, batimento, febre, dores abdominais e urina de cor amarronzada (um sintoma bastante característico da doença).

Se a doença for diagnosticada a tempo (até, no máximo, o 7º dia da infecção) e com o devido tratamento, as chances de cura do animal são grandes sendo, para isso, utilizados antibióticos. Os animais vacinados também podem contrair a doença, mas em sua modalidade mais suave. Por isso, para que se evite a doença e aumente a possibilidade de cura do animal, é importante que a vacinação seja feita anualmente. Nas regiões onde são freqüentes os surtos de Leptospirose, recomenda-se que o animal seja vacinado duas vezes por ano.

Como a prevenção é o melhor remédio contra a doença, além da vacinação do animal, é importante que os ratos sejam combatidos, que se evite água parada, extremo cuidado em épocas de enchentes, assim como evitar o acúmulo de lixo em casa, o que atrai roedores potencialmente contaminados.

As mesmas precauções tomadas quanto aos animais devem ser tomadas para benefício do proprietário, inclusive no sentido de não entrar em contato direto com a urina e com o sangue do animal contaminado para que não seja, também, vítima da doença.

Os casos de cães infectados pela Leptospirose devem ser imediatamente comunicados às autoridades sanitárias para que sejam tomadas as providências cabíveis por tratar-se de caso de saúde pública.

Dr.Maurício Pires

CRMV 17.207 - mau.pires@bol.com.br




---